Deficiêntes mentais são salvos?

salvação2222Essa é uma dúvida que muitos tem,pois é uma questão que deve ser vista e discutida com cautela e muito,mas muito cuidado.Nesse post,falarei sobre a salvação dos doentes mentais que não são responsáveis pelos seus atos.Uma pergunta em um outro blog me motivou a escrever e a dar a minha opinião sobre o assunto.Veja:


Deus quer que todos sejam salvos!
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

(1Timóteo 2:4)

Deficiêntes mentais são salvos?
É uma questão bem delicada.A princípio podemos até pensar que não tem jeito e que quem é deficiênte mental não tem salvação em Cristo Jesus.Porém se analisarmos bem,veremos que a salvação é para todos,Jesus Cristo morreu por todos nós naquela cruz.Então,um doente mental também tem o direito a salvação.

Apesar de ele não ser responsável por suas ações,ele poderá ser salvo,pois é como se fosse uma criança/um bebê que não tem controle sobre as suas ações e não está ciente do que faz.Ele é como uma criança,é inocente,e portanto,penso eu (pois não cabe a mim julgar a quem é lícito entrar no reino dos céus ou não) Que assim como uma criança,essa pessoa entraria no reino de Deus, pois não há maldade em suas ações.

Muitos podem pensar de outra forma,porém expressei minha opinião sobre o assunto,agora eu preciso da opinião de todos,pois,só assim podemos chegar a uma conclusão e tentar esclarecer ao máximo sobre o assunto.

Deixe sua opinião em forma de comentário abaixo.

QUE DEUS TE ABENÇOE!

Allison Christian

Comentários

  1. eu acho q a pessoa doente mental pode ser curada do problema mental em nome de jesus e depois disso estando sã ter fé e acreditar q quem a curou foi jesus e entao assim poder ser salva pois quem é curado e cre tambem é salvo!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu acho q a pessoa doente mental pode ser curada do problema mental em nome de jesus e depois disso estando sã ter fé e acreditar q quem a curou foi jesus e entao assim poder ser salva pois quem é curado e cre tambem é salvo!!!!

    ResponderExcluir
  3. se um doente mental é como um bebe, como todos sabemos, ele é salvo sim e não necessita de cura para crer e ser salvo, se assim fosse como ficariam nosso bebes que nascem e logo morrem, crianças de 1,2,3 anos...eles não tem entendimento, no caso os doentes mentais tem o mesmo conhecimento que uma criança assim , então é lógico que serpa salvo.

    ResponderExcluir
  4. E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Isaías 35:8
    Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?

    Eclesiastes 7:13

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz! Segue aqui a minha opinião.
    Em primeiro lugar, quero deixar claro que a Bíblia não afirma que os doentes mentais serão salvos.

    Em segundo lugar, essa pergunta parece simples mas não é. Vamos fazer uma análise do caso:

    1. Se Deus decidiu salvar todos os doentes mentais simplesmente pelo fato de não ter condição de entender ao chamado de Jesus, Deus não estaria sendo injusto?

    Para que possa ficar mais claro o que estou tentando dizer, vamos analisar os dois casos a seguir:

    1º caso: Um homem viveu 50 anos sobre a terra, foi uma pessoa honesta, bondosa, ajudou aos necessitados, porem simplesmente pelo fato de não aceitar Jesus como seu salvador, Passará toda a eternidade sofrendo no inferno... (imagine 100 bilhões de anos depois e o pobre coitado ainda sofrendo sua pena sem fim)

    2º caso: Uma pessoa doente mental, que viveu 25 anos, tinha muitas atitudes erradas porque não sabia discernir o que fazia, mas por ter a doença, recebeu o direito a vida eterna.?! Isso parece justo para você? Nesse caso, ser doente mental é um privilégio, ou uma passagem garantida para o Reino dos céus e portanto, Deus estaria fazendo acepção de pessoas pois permitindo que algumas dentre milhares de pessoas foram privilegiadas com a dádiva da salvação garantida(doença mental), Isso invalida o sacrifício universal de Jesus, ou seja, Jesus nesse caso, não morreu por todos, mas apenas pelos sãos, pois os doentes mentais já nascem salvos...

    Dito isso, veja o que a Bíblia diz:

    O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há se quer um (Salmos 14.3-4)

    Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus. (Romanos 3.23)

    Se a Bíblia diz que TODOS pecaram e que não há NINGUÉM que faça o bem, logo os doentes mentais estão incluídos, certo? Afinal, todos são todos!!!

    Creio que não cabe a nós afirmar algo que a Bíblia não afirma, mas tenho certeza de Deus na sua infinita sabedoria, terá uma maneira justo de julgar essas pessoas... (Jonas Valêncio)

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito na misericórdia e justiça de Deus, acho que neste caso ele terá uma maneira santa e justa de julgar, existem coisas que não cabe a nós sabermos pois Deus sabe o porque de todas as coisas, mas seria justo que estas pessoas fossem sim salvas uma vez que elas não sabem discernir nada. Deus vai fazer aquilo que é correto pois Ele é correto e justo.

    ResponderExcluir
  7. Se um doente mental não tiver salvação quem sou eu para perdo-lo?

    ResponderExcluir
  8. Se um deficiente mental se arrepender dos pecados ele é salvo, porque Deus não faz acepção de pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Se um deficiente mental se arrepender dos pecados ele é salvo, porque Deus não faz acepção de pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Eu creio na palavra de Deus sobre todas as palavras.

    ResponderExcluir
  11. Eu creio que ele é Salvo aquele doente mental que já é escruso naturalmente da sociedade aquele que já assim aquele a unica saída é Deus

    ResponderExcluir
  12. Acredito que os doentes mentais serão julgados pela Onisciência de Deus. Deus sabe que se estes nascessem são, haveriam de aceitar ou não o sacrifício de Cristo.

    ResponderExcluir

  13. Por conhecer o amor e a graça de Deus, Deus aplicando a morte de Cristo a aqueles que não podem acreditar aparenta ser consistente com o Seu caráter. Creio, então, que Deus aplica o pagamento de Cristo ao pecado das pessoas com deficiência mental, uma vez que não são vistos como mentalmente capazes de entender seu estado pecaminoso diante de Deus e sua necessidade de um Salvador. Porem de uma coisa estou certo Deus é bom em todo o tempo e em todo o tempo Deus é bom.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com a visão do autor sobre o assunto, sobre os comentários contra, não há cura para retardamento mental, e não seria injusto salvar um deficiente mental de 25 anos ou de qualquer idade, pois sua mente não evolui como a nossa, se um adulto viveu 50 anos, sabia da verdade e não se rendeu a Cristo, não é um coitado, mas fez a escolha que todos nós devemos fazer algum dia, onde queremos viver nossa eternidade, ao rejeitar servir a Deus, escolheu o inferno.

    ResponderExcluir
  15. A palavra de Deus diz :"Deus não leva em conta os tempos da ignorância".Atos 17:30

    ResponderExcluir
  16. Como que ela vai ser curada se não quer.

    ResponderExcluir
  17. Creio que teremos que esperar pra ver o que o Senhor fará naquele dia! Nunca pensei sobre o assunto, mas creio na infinita misericórdia de Deus e na sua justiça! Ele julgará a cada um de forma diferente. Existem doentes mentais que possuem certo entendimento do mínimo, outros não, apenas ouvem ou veem..Mas creio que Deus tem poder pra curar qualquer doença!E como nós saberemos o que se passa na mente ou coração de um doente mental? Quem conhece é Deus...nunca saberemos nesta vida terrena...

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus, um deficiente mental???? é claro que ele é inocente!!!! É como um bebê...Não tem discussão!!!! Quanto a cura, Deus pode cura-lo...Se ele não conhece a Deus, logo não tem entendimento nem do bem, nem do mal.Nosso papel é orar por eles...pq o agir é de Deus.....

    ResponderExcluir
  19. Deus não teria obrigação ou necessidade de cula lo para mostrar Jesus. Se ele é como criança, deixa ele assim mesmo pra não correr o risco de abandonar a fé e ir pro inferno.

    ResponderExcluir
  20. Deus não teria obrigação ou necessidade de cura lo para mostrar Jesus. Se ele é como criança, deixa ele assim mesmo pra não correr o risco de abandonar a fé e ir pro inferno.

    ResponderExcluir
  21. c complicou demais a igreja nao salva ninguém o amor sim esse salva,e é pelo amor que DEUS Jugara aceitar jesus nao e apenas ir para igreja e levantar as mãos

    ResponderExcluir
  22. A Paz meus irmãos...
    Não sabemos quem irá para o céu ou não, afinal não temos recursos para julgamento, já q nós mesmos Somos injustos! Assim como nem todas as crianças irão para o céu, nem todos os adultos irão, independente de ter uma deficiência ou não... No livro de Samuel está escrito que Deus não é como os homens, pois Ele não olha as aparências... Devemos ter todo amor e cuidado pelas pessoas que sofrem alguma necessidade especial, pois eles realmente são especiais... Entretanto devemos ser cautelosos, para não desenvolver mos o sentimento de pena, como se eles fossem incapazes... E muito mais importante que ficarmos pensando se os q sofrem transtornos mentais irão para o céu ou não... Devemos arregaçar as nossas mangas e ir a luta, ensinando a essas pessoas sobre o caminho da Verdade...
    Na Bíblia está escrito que Deus não toma por inocente aquele que é culpa... Deus nos deixou um IDE, e dentro desse ide cabe a evangelização e discipulado desses " loucos"... Algumas doenças mentais, já nascem nas pessoas e outras são decorrentes da falta de amor, de traumas que sofrem no decorrer dá vida... E para todos os casos é nossa responsabilidade aplanar o caminho dessas pessoas, retirar as pedras do meio do caminho... Me parte o coração ver que muitas pessoas desprezam outras pelo fato, de serem diferentes... Não estamos sendo menos negligentes ou mais bondosos apenas por dizer q essas pessoas não sabem o q fazem e por isso dizer que eles são merecedores dá vida eterna com Deus... É nossa obrigação ensinar a essas pessoas e a família delas tbm... Que existe um Deus que além de ter poder para curar, ama e salva!!!
    Com amor, muitas vezes falamos mais profundo do que uma multidão de palavras impensadas... Os pensamentos de Deus são tão maiores que os nossos que somos incapazes de entender as razões dEle... Ou vc que serve a um Deus alto e sublime, ou vc pode se enganar, pensando q é tão... Quer se maravilhar com apenas um pedacinho da sabedoria de Deus? Leia Salmos 139. Não tem como achar injustiça em Deus!!! Nunca esqueça Deus nos deu o privilégio de levar a palavra dEle... Que é a Palavra de Vida eterna... Ame, seja vc um agente de salvação
    Graça e Paz!!!

    ResponderExcluir
  23. Creio que Deus deva ter outros planos alem dos citados acima planos que nós homens cheios de preconceito de nomes e de doutrinas não podemos ou não queremos entender se Deus criou todos iguais porque ele deu órgãos defeituosos para uns e para outros deu corpos perfeitos? Não seria uma questão que vai além dos ensinamentos bíblicos? Eu particularmente não creio no castigo eterno não creio que Deus seria capaz de condenar sua criação á dor eterna assim como nós somos cheios de maldade somos capazes de perdoar Deus que é pura justiça sabe que apenas uma vida mtas vezes cheia de injustiças e falta de oportunidade não seria o bastante pra uma alma se regenerar, quero deixar bem claro que respeito todas as religiões e não sou egoísta o bastante pra dizer que apenas a minha doutrina leva a salvação sei que no mundo existem centenas de religiões não é a minha nem melhor nem pior que a dos outros todas as religiões merecem respeito desde que preguem o amor á Deus e a bondade, pra concluir em relação à salvação de deficientes mentais creio que a resposta é a reencarnação Pois esse conceito de penitência eterna torna injusta a vida de todos os homens

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler!